quinta-feira, 17 de julho de 2014

Como tratar húmus de minhoca


       Tratamento do húmus

 


Um aquário plantado precisa de n fatores para ter sucesso em sua evolução, e dentro desses fatores está o solo fértil que adere às raízes e da boa parte dos nutrientes que as plantas precisam.

O solo fértil ou substrato fértil faz parte da camada de substrato do aquário que é indispensável o uso deste em aquários plantados. Substratos férteis podem ser encontrados em lojas de aquarismo que na maioria das vezes são os industrializados, esse tipo de substratos é ótimo em todos os quesitos exceto no preço que é bem caro.

Não precisamos ficar refém do mercado com preços absurdos, existe a maneira de ter seu próprio substrato fértil e sem pagar caro, o famoso húmus de minhoca é muito conhecido e usado pelos aquaristas e é muito bem visto por ser bastante eficiente e custar muito pouco. Mas o húmus não tem só aspecto positivo, pois o mesmo necessita de ser tratado e precisa ser bem isolado com camada inerte para não ter contato com a coluna d’agua.





O húmus em si é somente dejetos de minhoca (fezes) as minhocas consomem a parte orgânica do substrato e libera o húmus. É facilmente encontrado em lojas de jardinagem ou em agropecuárias, o húmus tem muita concentração biológica por ser um material decomposto e tem muitos resíduos em decomposição como folhas e pequenos galhos também tem uma vasta gama de microrganismos é pequenos insetos, o húmus necessita de um bom tratamento para diminuir a sua concentração biológica para evitar gases indesejáveis saindo do substrato do aquário formado pela fermentação do húmus não tratado. Já com o húmus em mãos podemos inicializar seu devido tratamento!

O processo do tratamento consiste em peneirar, lavar e ferver.
Peneirando o húmus você consegue retirar a parte grosseira como galhos, folhas, pequenas pedras e raízes. Depois de peneirado o húmus fica bem macio e fino sem  materiais indesejáveis, a parte separada pode ser descartada em jardins ou canteiros de hortas. A lavagem do húmus tem por finalidade de tirar o material orgânico que fica flutuando  e retirar o excesso de carga biológica.





  
Usa se na lavagem baldes velhos ou bacias velhas, depois de colocar o húmus no recipiente encha o balde com agua e misture bastante e aguarde 1min para que o húmus dessa para o fundo ficando somente o material orgânico em suspensão, em seguida derrame somente a agua do balde e tome cuidado para que não derrame o húmus também, a agua pode ser descartada no jardim ou em hortas pois tem alto valor nutritivo para as plantas. Repita o processo no máximo 5 vezes para que não perca muito o material.



Que isso você ta cozinhando terra? Isso mesmo muita pessoas vão te perguntar isso, mas a fervura tem o papel fundamental no tratamento, pois consiste em eliminar microrganismo patogênico bastante nocivo se o mesmo for utilizado nos aquários sem a fervura.

Usa se na fervura baldes ou panelas de alumínio velhos, o húmus pode ser fervido nos fogões de casa ou fogões a lenha e ate mesmo em churrasqueiras. Coloquem  a panela com o húmus no fogo e deixe ferver por cerca de 30min, durante o processo de fervura a panela não pode ser tampada e não fique muito próximo a panela para que o húmus não respingue em você, nota-se que na fervura o húmus libera um cheiro que para alguns podem causar náuseas por tanto se o local for arejado e tiver com janelas abertas não haverá problemas com isso. Depois de fervido esperar por cerca de 1 hora para que o húmus esfrie por completo e possa voltar a manuseá-lo.



Depois de frio pode ser lavado mais vezes para retirar restos de sujeiras, a quantidade da lavagem do húmus após a fervura vai de cada pessoa, pois muitas pessoas insistem em lavar o húmus até atingir tal visibilidade, mas isso só gera esforço gasto porque no final só vai restar pouquíssimo material.



Se você já estiver com pressa para montar o aquário, pode utilizar o húmus ainda molhado recém-tratado não tem problema nenhum. Mas se a finalidade e usar em outro momento tem que secá-lo por completo, isso pode ser feito de duas maneiras, secar ao sol ou secar no forno elétrico. 

Para secar no sol basta espalhar o húmus uniformemente sobre um forro plástico, lona ou outra coisa que achar melhor para secá-lo, espere de 1 a 2 dia exposto ao sol até secar totalmente. 

A secagem no forno é a melhor e a mais rápida para secar o húmus além de esteriliza-lo por completo, pois a temperatura a ser usada é entorno de 200°C, você literalmente vai assar o húmus e pode ser usada uma forma de alumínio velha para este fim, já com o húmus na forma coloque no forno e ajuste a temperatura para 200°C e durante o processo tem que misturar o húmus para secar mais rápido e colocar novamente ao forno e repetir o processo ate que seque por completo.






Já com húmus seco é legal peneirar novamente para desfazer os torrões formados durante o tratamento e depois de peneirado fica com aspecto de substrato industrializado, bonito de se ver. Depois de seco e peneirado o húmus pode ser guardado em potes ou baldes bem tampados para evitar qualquer problema, com o húmus tratado, secado e guardado pode ser usado a qualquer hora que desejar montar um aquário plantado.










Aquario plantado utilizando húmus como substrato fértil





Muitas pessoas tentam usar o húmus mais com tanto trabalho no tratamento acabam deixando o de lado e vai em busca de substratos férteis industrializado pela facilidade de manuseio, realmente o húmus é trabalhoso mas vale muito a pena investir nesse substrato fértil pelo custo beneficio.







imagens do tratamento:
http://jardimsubmerso.blogspot.com.br




Redes Sociais!

Inscreva-se: https://www.youtube.com/channel/UCHi_...

WhatsApp: (61)99318-0225

Pagina Facebook: https://www.facebook.com/aquanect1/

10 comentários:

Unknown disse...

parabens pelo post, foi muito util.

Fabricio disse...

Muito obrigado Fernando!

Unknown disse...

muito bom!! preciso usar leterita tbm ou somente o humus?

Unknown disse...

muito bom!! preciso usar leterita tbm ou somente o humus?

Fabricio disse...

Obrigado juilerme, o húmus em si tem ferro mas esgota rápido por isso o uso de uma fonte de ferro é bom e pra isso a laterita é ótimo.

Jorge Absy disse...

ótimo, vou experimentar neste fim de semana! Forte abraço

Jorge Absy disse...

eu tenho uma dúvida. Pra que serve o húmus? Porque depois de lavado, fervido e esterilizado, tenho certeza que não sobrou nutriente nenhum... ou eu to viajando?

Fabricio disse...

Jorge obrigado pelo comentário, pode seguir toda a etapa de tratamento que no final o húmus vai ter sim todos os nutrientes que vc precisa para um aquário plantado.

Unknown disse...

O que eu coloco em cima do humus? Eu comprei uns cascalhos pequenos numa loja de aquarismo, será que serve ou tem que ser areia?

Unknown disse...

se não trata-lo, o que acontece? é possivel por sem tratar?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons