Primeiros Passos
Muitos pensam que manter um aquário em casa é muito difícil em relação a manutenção e ao custo, mas não é bem assim. Na pratica quando você começa a montar um aquário na sua casa que você vai planejando um layout, arrumando os equipamentos, adicionando as plantas e com o tempo adicionando os peixes isso se torna prazeroso, quando você para pra olhar o aquário e o ambiente que você criou, é muito gratificante.
Bem primeiro de tudo e quanto você quer ou pode gastar no seu aquário, depois arrumar um espaço para acomodar esse aquário e a boa localização na sua casa, um lugar que não pegue luz solar, pois isso pode gerar problemas com algas e isso não é bom.
Agora e planejar as medidas do aqua e isso vai depender do espaço em sua casa e do tempo que você quer gastar nas manutenções, pois quanto maior o aqua mais tempo ele vai te tomar, mas inicialmente para quem está começando agora eu sugiro um aquário com no mínimo 50 litros é claro que quanto maior melhor porque um aquário grande tem mais estabilidade biologicamente do que um pequeno.
Componentes para montagem
Substrato- é o componente principal da montagem é nele que vai ser exposto a decoração, o substrato pode ser: cascalho de rio, basalto, areia de filtro de piscina, industrializado etc., a principal função do substrato e para o enraizamento das plantas aquáticas além de abrigar muita biologia, quando for colocar o substrato geralmente usa-se como uma "regra" dois dedos na frente do aqua e 4 dedos na parte de trás como medida.
Decoração- é aquilo que você vai usar em seu layout ou como: rochas, troncos, raízes ou enfeites artificiais, rochas tem que ser previamente lavado, troncos e raízes se foram de coleta tem que ser devidamente tratados para que não gere problemas na agua.
Instalações e iluminação- O aquário necessita de luz tanto para o equilíbrio aquático quanto para o estético, as plantas dependem da luz, pois e dela que acontece a fotossíntese, e os peixes ficam mais ativos quando há luz, pois eles se alimentam melhor e se interagem mais e a noite quando apaga a luz eles dormem. As instalações devem ser feitas com cuidados para que não ocorra risco de choque elétricos, na maioria dos aquários usa-se tanto tampa de madeira como luminária e cada tipo tem seu jeito de instalação, em geral são usadas às lâmpadas fluorescentes econômicas por seu baixo custo financeiro e a facilidade de instalação, mas existem outras lâmpadas bastante usadas como as: T8, T5, PL, HQI.
Termostato/aquecedor- indispensável o uso desse componente, pois é onde que vai dar a temperatura estável do tipo de sua fauna, a temperatura ideal para um aquário está na faixa de 24 a 27ºC.
Filtragem- a filtragem é o coração do seu aquário, a agua do aquário precisa ser de boa qualidade para os peixes, e para que a agua seja boa e preciso um bom filtro que atende as necessidades do aqua, o filtro tem etapas de filtragem para que a agua fique limpa sem impurezas a primeira etapa e a filtragem mecânica ou física é a filtragem que retém impurezas sólidas e o material filtrante é lã acrílica, segunda etapa é a filtragem química que é usado o carvão ativado que faz adsorção de matéria orgânica dissolvida e deixa a agua com uma boa transparência, e a terceira e a mais importante delas, a filtragem biológica que é usado a cerâmica própria para aquários consiste em degradação de matéria orgânica que é feita pela instalação de bactérias benéficas dentro dos filtros.
Ciclagem
A ciclagem é um processo que estabelece uma maneira natural de reciclagem da matéria orgânica, este ciclo de reciclagem, chama-se ciclo do nitrogênio. As bactérias nitrificantes faz transformação da amônia e do nitrito que é encontrado na água, a ciclagem começa desde a montagem do aquário e só termina de 30 a 45 dias e somente poderá introduzir os peixes no aquário quando a ciclagem estiver finalizada, a ciclagem chega ao fim quando a amônia e o nitrito estiverem zerados.
Condicionamento da água
A agua para o aquário precisa estar com paramentos ideais para a introdução dos peixes, depois que você decidiu escolher o tipo de fauna para o aquário tem que estar com os testes em dias para medir as taxas do pH,gH,kH e entre outros, teste ao menos 1 vez por semana para verificar possíveis paramentos incompatível para que faça a correção com produtos aquaristicos e sempre que for adicionar agua no aquário usar o anti cloro de sua confiança.
Introdução aos peixes
Quando a ciclagem estiver completa podem ser introduzidos os peixes, compre os peixes na loja de sua confiança onde os vendedores sabem informar cada tipo de peixe compatível com seu aquário, nunca compre peixes com sociabilidade e paramento diferente, procure peixes pacíficos e tranquilos de se criar. Lembre-se de nunca super popular um aquário com peixes, pois vai dar problemas na certa!
Manutenção
Mantenha a manutenção em dias do seu aquário para que se torne um aquário lindo de se ver!, a manutenção pode ser semanalmente ou em 15 em 15 dias dependendo do tamanho do aquário, a manutenção e feita TPA(troca parcial da água) retirando de 20 a 30% da água do aqua e sinfonando o fundo para retirar impurezas dos peixes e resto de rações, também é feito a limpeza do filtro onde se lava os materiais filtrantes com a própria agua retirada do aquário para que não haja perda de colônia de bactérias, depois da manutenção repita os testes de pH,gH,kH periodicamente para ver se não tem nada desestabilizado, depois disso tudo é hora de alimentar os peixes, ofereça no máximo 3 vez ao dia uma quantidade que seja consumida em até 5 minutos, varie bastante na dieta dos peixinhos e tente dar alimentos vivos pelo menos 1 vez na semana para que esbanje saúde.
É isso ae, e boa sorte nas montagens!
0 comentários:
Postar um comentário