quinta-feira, 17 de julho de 2014

Substrato para aquários



A função do substrato


O substrato é o elemento indispensável para montar um aquário seja ele plantado ou não, sua principal função é da o suporte para o enraizamento e nutrir as plantas que precisa de vários nutrientes e também como o solo do aquário que será expostos rochas, pedras, troncos etc., todo o material de hardscape.


Cascalho

Camadas do substrato


A primeira é a camada fértil que é usada para suprir a necessidade de nutrientes das plantas conseguidos pelas raízes, essa camada é usada na primeira etapa quando se monta o solo do aquário pois a camada fértil não pode entrar em contato com a coluna d’água pelo excesso de nutrientes que pode ser liberado. 
 
A segunda camada é a camada inerte onde tem o papel de fixar a planta para que chegue à camada fértil, e também tem a função de fazer o isolamento da camada fértil para evitar a liberação de excesso de nutrientes para coluna d’água pois se isso ocorrer vai ter muita dor de cabeça com as benditas algas.

tipos de substratos


substratos férteis mais utilizados

Substratos industrializados- É um substrato comercial que é feito através de pesquisas científicas que depois são fabricados com quantidade certa de nutrientes, cumpre um bom papel para atender as necessidades das pessoas que pretende montar um aquário plantado, hoje em dia tem substratos industrializados que podem entrar em contato com a coluna d’água que não precisa de camada isolante.


Húmus de minhoca- O húmus é muito utilizado como camada fértil, pois atende bem as necessidades de nutrientes e tem o custo beneficio elevado e sai muito mais barato do que comprar substratos industrializado, mas para pode-lo utiliza-lo tem que passar por tratamento antes de ser usado no aquário, pois tem uma carga biológica muito forte.


Laterita- É um substrato a base de ferro que não entra como substrato fértil, porque oferece apenas minerais importantes para as plantas. A laterita tem um papel importante para as plantas, pois dará a elas o ferro que um elemento vital para o desenvolvimento delas, pode ser encontrada como cascalho de laterita e laterita concentrada onde tem 75% de ferro, atenção na hora que for utilizar pois quando usado em excesso pode ser tóxico.


substrato



substratos inertes

Cascalho de rio- Cascalho de rio é bem comum no hobby porque tem fácil acesso e pode ser encontrado nas maiorias das lojas de aquarismo, o cascalho é usado mais para fim estético para dar aquele tom natural que você tanto quer no seu aquário.


Areia de construção- É utilizado por alguns por ser de extrema facilidade de ser encontrado em vários lugares, seu uso estético não fica muito bom comparado ao cascalho natural além de ser trabalhoso para lavar e deixar pronto para uso.


Basalto- Também é muito utilizado nos aquários por ser encontrado facilmente em lojas de aquárismo, o basalto é muito escuro e o bom é que da trabalhar com ele em diversos layouts, é um substrato alcalino que deixara o pH da agua em até 7,5.

Areia de filtro de piscina- Bastante usada nas montagens por ter uma granulometria bem pequena e por ser bem clara dando um tom bem clean no aquário, além de ter o pH neutro é um substrato mais usado para isolamento de substrato fértil e é muito barato.

Cascalho misturado com areia de filtro de piscina

Sem substrato não tem montagem, não tem vida no aquário, seu uso é de muita importância por vários fatores, procure usar substratos inertes de granulometria entre 0,5 a 2,0mm. Tente evitar ao máximo o uso de pedrinhas coloridas que os vendedores vendem em lojas, pois soltam tinta na agua comprometendo todo o sistema aquático.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons