segunda-feira, 1 de junho de 2015

Como fazer co2 caseiro



Co2 caseiro para aquário plantado

Neste post vou ensinar a vocês o meu macete de co2 caseiro no qual eu uso desde 2012 e que sempre tive sucesso nesses anos todos.

O co2 é um elemento crucial para um aquário high tech, pois as plantas absorvem via foliar este gás e junto com a luz e os nutrientes essenciais ocorre à fotossíntese.

A maioria dos aquaristas mais experiente usam cilindro de co2 que facilitam todo este processo de injeção de co2, porem requer um investimento inicial um pouco caro e por isso muitos que começam com aquários plantados optam pelo caseiro, mas não quer dizer que os mais experientes não usam o caseiro que é meu caso. 

A garrafada de co2 como é chamada por muitos este método caseiro requer alguns cuidados na hora de preparar a mistura, pois uma alta dose dos ingredientes como o açúcar e o fermento biológico pode fazer uma alta produção de gás e a garrafa pode não comportar essa produção de gás e pode vir a estourar, nunca aconteceu comigo, mas existem relatos na internet do tal acontecido.

Outro fator importante que devem ficar alerta é que o gás acidifica a água do aquário, portanto fique atento aos parâmetros da sua água.

Há muito que saber sobre o uso do co2 em aquários porem só ressaltei o que achei mais importante, se você for iniciante sugiro a leitura mais profunda nos fórum de aquarismo na internet.

O exemplo a seguir é apenas uma sugestão do que eu uso e não quer dizer que deve ser seguido exatamente, pois o que serve para mim pode não servir para você e vice-versa.

O que é preciso:
Uma garrafa pet de 2,5 a 3 litros com tampa;
5g de fermento biológico seco (metade do saquinho de 10g);
500g de açúcar;
Tesoura e alicate;
Água sem cloro;
1,5m a 2m de uma mangueirinha fina que é usado em compressores de oxigênio.




Preparando a tampa conectada com a mangueira

A primeira coisa a se fazer é furar a tampinha da garrafa com uma tesoura com ponta porem o furo tem que ser bem menor do que a espessura da mangueira porque a conexão da mangueira com a tampinha tem quer na pressão evitando assim o uso de colas como em outros exemplos que tem pela internet, depois de furar a tampa pegue a mangueira corte a ponta dela na diagonal para poder entrar a ponta no furo da tampa e com o alicate puxe a mangueira ate a conexão ficar adequada.












Com isso não há necessidade de usar cola.







A mistura

Para o começo da mistura coloque a quantidade de aproximadamente 500g na garrafa, depois pegue um copo ou uma pequena vasilha e encha de água sem cloro e aqueça no micro-ondas essa água, mas não super aqueça a água apenas deixe morna pois a água muito quente ira matar os fungos que é composto o fermento, em seguida misture metade do saquinho do fermento (5 gramas) na água ate dissolver, agora coloque essa solução dissolvida na garrafa junto com o açúcar e adicione mais água sem cloro na garrafa e encha até mais 15 cm da metade da garrafa e balance bastante e logo depois conecte a tampa na garrafa e depois só esperar a produção do gás.



















A injeção do co2
Depois de algumas horas o gás começa a ser liberado e é a hora de injetar no aquário, o ideal seria ter um difusor de co2 para gerar micro bolhas e o co2 ser melhor dissolvido na água, mas se você não tem um difusor pode ser usado uma pedra porosa ou até mesmo fabricar um difusor caseiro.
No resumão é isso galera espero que ajude a esclarecer algumas duvidas sobre o co2.





Obs: fique atento durante a mistura feita na garrafa para que a mistura não cresça muito e faça ir para dentro do seu aquário através da mangueira, pois isso pode dar muito problema a você porque irá desestabilizar seu aquário!




Redes Sociais!

Inscreva-se: https://www.youtube.com/channel/UCHi_...

WhatsApp: (61)99318-0225

Pagina Facebook: https://www.facebook.com/aquanect1/

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons