sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Filtragem do Aquário



Função da filtragem

A filtragem do aquário é de suma importância para a qualidade da agua e para os seres que o habitam, o sistema de filtragem é praticamente o “coração” do aquário, pois ele que da a vida para o sucesso do mesmo. Além de deixar os parâmetros da agua ideal para abrigar a fauna e flora ele faz a circulação e oxigenação da agua.

 


Filtro em funcionamento

 

Como ocorre

A filtragem ocorre pela entrada de água do filtro onde é sugada pela bomba e é jogada no corpo do filtro onde passa pelas etapas de materiais filtrantes e logo depois é devolvida a água filtrada para o aquário.

Quesitos para filtragem

Escolha sempre um filtro de qualidade que atenda os quesitos do sistema aquático, o filtro terá que filtrar no mínimo 5x o volume do aquário por hora, o ideal seria 10x o volume total do tanque. O sistema de filtragem é baseado na litragem e da quantidade de peixes que você pretende ter. Popularmente a filtragem foca 3 módulos : Filtragem Física, Filtragem Biológica e Filtragem Química.

Filtro canister


Filtro Hang-on

















Filtragem Física

Essa é a primeira etapa na filtragem da maioria dos filtros, onde tem por função reter toda sujeira e partículas solidas presentes na água. O material filtrante dessa etapa consiste em esponjas porosas ou perlon (lã acrílica). 

As impurezas bloqueadas por esses materiais são dejetos de peixes, restos de rações, folhas de plantas, restos mortais de peixes/camarões. A principal função dessa filtragem é impedir que impurezas passe para outras etapas evitando o mal funcionamento das filtragens química e biológica. O material filtrante deve ser trocado periodicamente ou lavado para reutilizar novamente.

 

 

Perlon

 
Esponja

 

 

 

 

 

 

 

 

Filtragem Biológica

Essa modalidade de filtragem a grosso modo é a degradação da amônia pelas bactérias nitrificantes que transforma a  amônia em outro composto menos toxico para o ambiente aquático.

Geralmente a filtragem biológica se encontra na segunda etapa do compartimento dos filtros, e quando a agua passa pela essa etapa ela vai deixando o acumulo de bactérias responsáveis pela essa filtragem e essas bactérias se multiplicam cada vez mais nas mídias biológicas do filtro gerando a estabilização do sistema.

Mídias biológicas para aquário são anéis de Cerâmicas, anéis de vidro sinterizado, esponjas, bio-balls e entre outras disponíveis no mercado, a também que use pedaços de tijolos e telhas para fazer parte da filtragem, mas não tem muita eficiência quanto às do mercado atualmente. Uma grande dica é que quanto mais mídia biológica com o material poroso no seu filtro mais estável vai ser o seu sistema.

Anéis de cerâmica
Mídias Biológicas


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Filtragem Química

A filtragem química geralmente é alocada no primeiro estagio do filtro, pois se for colocada em primeiro o material filtrante pode entupir rápido e comprometer essa fase. Essa filtragem é responsável por deixar a água mais cristalina e sem cheiro, pois retira partículas em suspensão na água do aquário, existe no mercado o material filtrante químico que remove resíduos orgânicos que liberam compostos nocivos como a amônia, nitrito e nitrato.

Materiais filtrante químico encontrado no aquarismo hoje em dia é o famoso carvão ativado que cumpre bem o seu papel desde que se troque mensalmente pois com media de uns 30 dias ele satura e perde sua qualidade. Outras mídias como os absorventes sintéticos são um pouco caro mais em compensação remove quase todas impurezas  da água e são regeneráveis ou seja quando o material estiver saturado você pode fazer a limpeza do mesmo e usar novamente.

 

Absorvente sintético
Carvão ativado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção do filtro

Todo e qualquer tipo de filtro é necessário realizar manutenções periódicas para o bom funcionamento do mesmo e para deixar a água sempre com qualidade no aquário.

Para manutenção do filtro é necessário desliga-lo da tomada assim como qualquer outro equipamento, depois disso basta retirar os materiais filtrantes e botar em um balde com parte da água retirada na tpa do aquário e lavar as mídias biológicas com essa água para não perder a biologia criada nelas, logo depois disso basta recolocar as etapas filtrantes com as mídias e encher o filtro com a água do aquário e liga-lo novamente.


Conclusão

No geral abordarmos resumidamente como é e o que faz cada etapa da filtragem faz, mas todos os aquários não dependem exclusivamente dos filtros mesmo sendo ele o melhor do mercado, pois para o bem estar dos animais e das plantas e de todo o sistema biológico a troca da água é fundamental para o desenvolvimento do aquário porque nas trocas de água há  renovação de nutrientes e sais minerais essências para os seres do aquário.





Referencias bibliográficas :


 




Redes Sociais!

Inscreva-se: https://www.youtube.com/channel/UCHi_...

WhatsApp: (61)99318-0225

Pagina Facebook: https://www.facebook.com/aquanect1/


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons